Defina sua estratégia

Este texto foi publicado inicialmente pelo Coral Project neste link como parte de uma sequência de conteúdos. Ele foi traduzido com autorização dos autores para compor os Learning Paths da Resource Library da NPA, de modo a aprimorar o conhecimento da comunidade da NPA sobre estratégia e comunidades.

É aqui onde você precisa começar. Para compreender, e então defender de maneira convincente, o valor da comunidade como parte do seu jornalismo, você precisa ter definições claras sobre o que você está fazendo e por que em todos os aspectos do seu trabalho.

A partir de conversas com mais de 150 redações em 30 países, destilamos nosso conhecimento em seis perguntas chaves que toda organização jornalística precisa responder antes de começar a pensar em como se engajar com suas comunidades, e quais ferramentas/plataformas usar.

As perguntas

Nenhuma das respostas que você elaborar deve estar escrita em pedra – essa é uma forma de dar direção e foco a seu trabalho. Você pode revisá-las a qualquer momento.

1. Qual a sua missão?

Se uma organização não tiver uma declaração de missão clara, indicando o que ela faz e o que a torna diferente de qualquer outra na indústria, então pode ser difícil encontrar uma razão para fazer qualquer coisa. Você precisa definir sua missão claramente para delinear o que você faz – e o que não faz.

As editoras e os revisores podem começar a elaborar uma declaração de missão fazendo essa simples pergunta: se o seu jornal deixasse de publicar amanhã, quem teria mais a perder? A resposta, na maioria das comunidades, é que haveria um enorme vácuo: para os leitores e funcionários públicos que dependem do jornal como uma fonte confiável e abrangente de notícias e informações que afetam a comunidade; para anunciantes que dependem do jornal para se conectarem aos consumidores locais de seus bens e serviços; e para os acionistas, funcionários e fornecedores que dependem do jornal para renda.

Salvando o Jornalismo Comunitário, UNC Chapel Hill

Exemplos de missão:

O POLITICO faz jornalismo sobre política e formulação de políticas públicas com sofisticação e perspectiva apartidária com mais autoridade do que qualquer outro concorrente; isso é mais útil para pessoas com interesse profissional em assuntos públicos; e mais divertido de ler para uma comunidade de pessoas que adoram o drama e o puro esporte da política. Fonte.

O objetivo principal do New York Times é fortalecer a sociedade criando, coletando e distribuindo notícias e informações de alta qualidade. Produzir conteúdo da mais alta qualidade e integridade é a base da nossa reputação e os meios pelos quais atingimos a confiança do público e cumprimos as expectativas dos nossos clientes. Fonte.

KQED é para todos que querem ser mais. Nossos serviços de televisão, rádio, mídia digital e educação mudam vidas para melhor e ajudam as pessoas e comunidades a alcançarem todo seu potencial. A KQED atende as pessoas do norte da Califórnia como uma alternativa à mídia comercial que conta com o apoio da comunidade. Fornecemos aos cidadãos o conhecimento que necessitam para tomar decisões informadas; convocamos o diálogo com a comunidade; divulgamos as artes para todos; e engajamos o público para compartilhar suas histórias. Ajudamos alunos e professores a prosperarem nas salas de aula do século XXI e levamos pessoas de todas as idades para jornadas de exploração, expondo-as a novas pessoas, lugares e ideias. Celebramos a diversidade, abraçamos a inovação, valorizamos a aprendizagem ao longo da vida e estabelecemos parcerias com aqueles que compartilham a nossa paixão pelo serviço público. Fonte.

2. Quem você atende?

Quem compõe seu público? Quem você alcança atualmente, quem você quer alcançar para cumprir sua missão de maneira mais eficaz? Onde eles moram, qual a sua idade, quais gêneros, quais são seus níveis de educação e renda e quais são suas etnias? Quando eles interagem com o seu trabalho? Como eles o encontram? Quais dispositivos usam? Qual seu nível de especialização/experiência pessoal sobre cada um dos temas que você aborda?

3. Como você sabe se está atingindo sua missão?

Como é para você alcançar sua missão com sucesso? Você está vendo isso? Quem poderia lhe dizer se você está gerando a mudança que procura gerar? O Journal Media Group criou um rastreador de impactos com 12 tipos de impactos que eles desejam ter:

  1. Mudança de lei/políticas

  2. Investigação governamental

  3. Presença ativa em mídia social

  4. Engajamento ativo com suas comunidades

  5. Citações importantes em relatórios influentes

  6. Impacto da defesa de direitos entre os ativistas que lutam pelas mudanças

  7. Impacto legal nos tribunais

  8. Impacto da mídia na cobertura e alcance

  9. Prêmios

  10. Referências de personalidades chave nas áreas de interesse

  11. Ação institucional

  12. Legislação introduzida

Todo o seu trabalho na redação deve ser traduzido no impacto que você quer ver no mundo para melhorar a vida das pessoas que você atende.

4. Quais são seus maiores obstáculos para atingir sua missão?

Investigue, fale com outras pessoas, observe sua lista de métricas de impacto e tente compilar uma lista do que faz com que cada uma delas seja mais difícil. É o financeiro? Falta de boas fontes? Falta de boas histórias? Falta de audiência para as matérias? Falta de contatos dentro de instituições ou grupos comunitários? Um concorrente maior? A postura na redação deveria mudar?

5. Como as pessoas que você atende poderiam lhe ajudar a superar esses obstáculos?

Pense grande, seja expansivo. Se você estivesse iniciando uma nova redação centrada no público para superar esses obstáculos, como você faria? Como seria a situação ideal? Nesse ponto, você não precisa de soluções claras – atenha-se em linhas gerais ao que as pessoas que você atende podem oferecer para lhe ajudar mais.

6. Como você sabe se está dando certo?

Pense em cada uma das formas nas quais as suas comunidades poderiam lhe ajudar a superar seus obstáculos e descubra métodos para acompanhar se está funcionando. Seja o mais detalhado possível. É em dólares? São contatos? Informações? Alcance? Talvez você queira ler nosso artigo sobre como escolher métricas de comentários para lhe ajudar a definir cada uma delas. 

Previous
Previous

NPA Mentor Network program kicks off serving 150 mentees

Next
Next

De problema a protótipo em cinco semanas